É bem isso que você deve estar pensando, traduzido do inglês significa “comida afetiva”, ou seja, aquela comida que a gente faz hummm e que nos remete à lembrança de momentos nostálgicos. São aquelas comidas que têm o poder de mudar o seu humor já na primeira garfada, sem a necessidade de fechar os olhos e buscar na sua memória uma lembrança gostosa da infância, ela vem e te faz transbordar de sensações que trazem prazer e até alívio emocional.

É aquela comida que mata a saudade de alguém ou de algum momento importante, por estar longe da sua terra natal ou de familiares, que não precisa ser mastigada, que consola num momento de tristeza. Esses alimentos, podem ser aqueles prontos para serem consumidos, que é só tirar da embalagem e comer; alimentos com alto teor de gordura e açúcares, que atuam não apenas no estado físico, mas também no estado emocional provocando algumas reações químicas no cérebro.

Quais são essas comidas?

Sabe aquele bolinho, que sempre fazia parte do café da tarde, e que era saboreado após uma tarde toda brincando na rua ou com os primos? Ou aquele pudim de leite condensado, servido logo após o almoço de domingo e até mesmo aquela sopa de legumes simples, que aquece a alma e que geralmente era feita por uma avó, mãe ou tia.

Alimentos confort food cabem na dieta?

Claro que essas preparações são um pouco mais calóricas e, para quem busca emagrecimento e não quer ficar preso a dietas restritas e sem graça, eu separei algumas receitas com baixas calorias para você deixar a sua alimentação mais aconchegante (e poder comer sem culpa neste inverno!) e, assim, poder criar novas recordações e momentos agradáveis.

Nesses dias mais frios o que a gente mais precisa é de uma sopa bem quentinha no final do dia, aquelas que trazem conforto, aconchego e, claro, sem deixar de lado as vitaminas e minerais (como a nutri gosta!). E não menos importante, que sejam leves, para uma boa noite de sono.

Separei algumas que gosto muito de fazer, tanto pelo sabor quanto pela praticidade, e gente,  dá pra criar novas combinações com todos esses ingredientes que separei aqui, incluindo o que mais te agradar!


Receitas de sopas e cremes para o inverno 

Sopa cremosa de couve-flor e brócolis

Ingredientes:

1 xícara de chá de brócolis picadinho;

1 xícara de chá de couve-flor picadinha;

2 dentes de alho amassados;

1 colher de sopa de azeite;

½ cebola picada;

sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: 

Primeiro refogue a cebola bem picadinha no azeite. Quando começar a ficar dourada, acrescente o alho amassado, em seguida coloque o brócolis e a couve flor. Tempere com pimenta e sal a gosto e deixe refogar por alguns minutos. Acrescente 1 xícara de água e deixe cozinhar até ficar macio. Depois bata no liquidificador ou mixer, sirva em seguida com 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado ou creme de leite.

Sopa creme de abóbora e espinafre

Ingredientes:

1 xícara de abóbora cabotiá descascada e picada;

1 maço de folhas de espinafre picadas;

½ cebola picadinha;

1 dente de alho amassado;

1 colher de sopa de azeite;

1 pitada de páprica defumada;

sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: 

Refogue a cebola bem picadinha no azeite. Quando começar a ficar dourada, acrescente o alho amassado, em seguida coloque a abóbora. Tempere com pimenta e sal a gosto e deixe refogar por alguns minutos. Acrescente 1 xícara de água e deixe cozinhar até ficar macio. Coloque as folhas de espinafre e leve ao fogo novamente até murcharem (de 2 a 4 minutos). Depois bata no liquidificador ou mixer, sirva em seguida com 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado ou creme de leite.

Sopa creme de chuchu e palmito

Ingredientes:

1 chuchu descascado e picado;

½ cebola picadinha;

1 dente de alho amassado; 

1 colher de sopa de azeite;

½ xícara de palmito picadinho;

sal e pimenta a gosto;

salsa para decorar.

Modo de preparo:

Adivinha? O modo de preparo é igual à receita anterior. A única diferença é que, depois de bater a sopinha no mixer ou liquidificador, volte ao fogo e adicione o palmito picadinho, decore com salsa e sirva quente.

Fontes:

http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistacontextos/wp-content/uploads/2016/03/72_CA_artigo_revisado.pdf

Contextos da Alimentação – Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade Vol. 4 no 2 – março de 2016 

Simone Marques

Sobre Simone Marques

Simone Marques, Nutricionista (CRN-3 69877/P). Em seu campo de conhecimento, atua com ações estratégicas voltadas à promoção da prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis em diversos aspectos da individualidade de cada um, educando para o autocuidado, para que atinjam o objetivo da qualidade de vida com uma prática contínua e permanente - @simonemarquesnutri.

Postagens Relacionadas