A astrologia é uma prática antiga que busca entender o comportamento humano com base nas posições dos planetas e estrelas no momento do nascimento de uma pessoa. E uma das áreas mais populares da astrologia é a compatibilidade entre os signos astrológicos, que se refere à capacidade dos signos de se darem bem ao se relacionarem entre si.

Os signos do zodíaco são divididos em quatro elementos: fogo, terra, ar e água. Signos do mesmo elemento tendem a ter uma compatibilidade mais natural, pois compartilham traços e características comuns. Por exemplo, os signos de fogo (Áries, Leão e Sagitário) tendem a ser aventureiros, enérgicos e passionais, o que os torna compatíveis entre si. Da mesma forma, os signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes) são emocionais, intuitivos e sensíveis, o que também os torna compatíveis entre si.

Os elementos

Quando no mapa de duas pessoas o Sol, a Lua, Marte e Vênus caem em elementos compatíveis a atração cresce mais rapidamente e a relação fica mais fácil, logo de cara. É claro que para ter mais detalhes sobre a compatibilidade de um casal é preciso fazer um mapa de sinastria, para que seja feita uma análise mais aprofundada entre o casal. 

Os signos e seus elementos

Para saber o elemento do seu signo, observe abaixo:

  • Signos de terra: Touro, Virgem, Capricórnio
  • Signos de ar: Gêmeos, Libra, Aquário 
  • Signos de água: Câncer, Escorpião, Peixes 
  • Signos de fogo: Áries, Leão, Sagitário

Compatibilidades entre elementos

Agora que você já sabe qual é o elemento do seu signo, confira um resumo da compatibilidade entre eles:

Fogo + Fogo = uma união bem apaixonante, intensa como um pavio de pólvora, mas que pode se apagar rapidamente se não houver compatibilidade entre ideias, companheirismo e diálogo.

Fogo + Terra = uma combinação boa que tem grandes chances de dar certo porque quando esses elementos se encontram, pode haver um equilíbrio entre a intensidade do fogo e a calma da terra, criando uma relação forte e duradoura. O cuidado que se deve ter aqui é quando a terra cai na rotina e isso pode atrapalhar a relação e apagar essa chama. 

Fogo + Ar = aqui a gente não tem uma combinação muito fácil quando o assunto é amor. Essa combinação rende uma parceria mais certeira nas relações de amizade, mas o amor é possível sim, no momento em que a relação fica mais sólida e quando o contato fica mais próximo e íntimo.

Fogo e Água = temos nesta combinação um clássico exemplo de opostos que se atraem. Mas essa combinação exige compreensão e colaboração de ambos os lados, afinal, o fogo tem um temperamento mais impetuoso, de muitas vezes falar sem pensar, enquanto a água é mais sensível e pode se magoar com facilidade.

Terra + Terra = os dois são bem leais e por isso pode ser uma relação que dificilmente se desfaz. Embora eles não se apaixonem à primeira vista, quando isso acontece o relacionamento tende a ser longo e duradouro. Geralmente esses dois elementos quando se encontram preferem investir em relacionamentos de longo prazo em vez de aventuras curtas ou sazonais.  

Terra + Ar = neste caso temos um casamento de ideias, afinal, o ar traz inspiração e a terra a materializa. O problema surge quando o ar se sente preso pela praticidade da terra e a terra, por sua vez, fica agitada pela instabilidade do ar. Qualquer instabilidade nesta relação pode ser bem administrada se os envolvidos souberem administrar as diferenças.

Terra + Água = são dois elementos bem compatíveis, afinal, a água nutre a terra com sensibilidade e afetuosidade enquanto a terra oferece à água uma segurança emocional e lealdade. 

Ar + Ar = uma combinação que é baseada em muito diálogo. Nesta relação as diferenças são resolvidas na base de muito diálogo, o que fortalece a relação tanto no amor como na amizade. 

Ar + Água = essa combinação é meio complicada porque o ar é racional enquanto a água é mais sentimental. Apesar das diferenças serem nítidas, com mútua compreensão, boa vontade e algumas concessões, essa relação pode sim dar certo. 

Água + Água = é uma relação que traz muita empatia e mesmo após uma separação o vínculo emocional permanece. Esse relacionamento pode enfrentar alguns desafios como ciúmes, carências, desconfianças, mas no final das contas há sempre um entendimento.

É bom lembrar que a compatibilidade astrológica não é determinada apenas pelo elemento do signo. Outros fatores, como a posição dos planetas na hora do nascimento, podem afetar a personalidade de uma pessoa e, portanto, sua compatibilidade com outros signos. Por isso, para ter o entendimento completo, o recomendável é fazer um Mapa de Sinastria, que cruza as informações dos dois mapas do casal. Quer fazer um mapa de sinastria? Clique aqui

Fernanda Correia

Sobre Fernanda Correia

Jornalista, astróloga e editora do Eleve-se. Capricorniana com Ascendente em Touro, ama tudo que faz conexão com a terra e está sempre disposta a aprender. É uma eterna pesquisadora de temas como astrologia cármica e espiritualidade.

Postagens Relacionadas