Neste dia 10 de maio o planeta Mercúrio fica retrógrado pela segunda vez em 2022. Nos últimos anos os períodos de retrogradação de Mercúrio tem gerado memes astrológicos – até divertidos, mas que não correspondem totalmente à realidade do fenômeno.  

Dizemos que um planeta está retrógrado quando ele parece caminhar na direção oposta à sequência dos signos do zodíaco, na perspectiva de observação a partir da Terra. Esse fenômeno acontece em virtude da distância entre as órbitas dos planetas no sistema solar e a velocidade de cada um em seu movimento ao redor do Sol. Trata-se, portanto, de uma ilusão de ótica, já que as órbitas planetárias não são alteradas. Entretanto, para a Astrologia, ainda que a aparente mudança de direção no céu não seja algo necessariamente negativo, pede-se maior atenção aos temas regidos por determinado planeta, durante o seu período de retrogradação. Seguem, abaixo, as fases de retrogradação de Mercúrio durante 2022. 


Mercúrio retrógrado: planeta regente da comunicação e do cotidiano, Mercúrio retrógrado costuma gerar pequenos atrasos e dificuldades com aparelhos e transações eletrônicas (é por isso, que a retrogradação de Mercúrio é mais percebida pelas pessoas do que a de outros planetas).  

– De 14 de janeiro, no signo de Aquário, a 4 de fevereiro, em Capricórnio.

Assuntos relacionados à ciência, à comunicação de massa (Aquário), além de planejamento de longo prazo, carreira e posições de poder (Capricórnio)

– De 10 de maio, no signo de Gêmeos, a 3 de junho, em Touro. Temas relacionados às finanças e aos valores essenciais (Touro).

– De 10 de setembro, no signo de Libra, a 2 de outubro, em Virgem. Assuntos relacionados à diplomacia, relacionamentos dos mais diversos tipos (Libra), além de saúde, organização de agenda e cotidiano (Virgem).

– De 29 de dezembro de 2022 a 18 de janeiro de 2023, no signo de Capricórnio. Temas relacionados ao planejamento de longo prazo, carreira e posições de poder (Capricórnio).  

De acordo com a astróloga Virginia Gaia, com exceção do Sol e da Lua, todos os planetas ficam retrógrados em seu movimento aparente, quando observados a partir da perspectiva da Terra. “Essa ilusão de ótica é resultado da dinâmica das órbitas dos planetas, suas distâncias e diferentes tempos para completar uma volta ao redor do Sol. Ou seja, é algo natural e observado desde os primórdios da astrologia e da astronomia”, diz.

Sobre os memes astrológicos brincando com o temido Mercúrio retrógrado como culpado de tudo que atrasa ou não sai conforme o planejado, a astróloga observa: “nenhuma retrogradação deve ser motivo para desespero, pois não necessariamente traz algo negativo. É impressionante a proporção que o tema vem ganhando com a popularização da astrologia, pois esse alarde desproporcional não consta na literatura astrológica com esse tom alarmista. Deve-se aproveitar todo período de retrogradação para a revisão e o crescimento, pessoal e coletivo. Há de se notar que, em toda retrogradação, também há a oportunidade de resolução de temas em definitivo, quando aquele assunto é bem trabalhado e assimilado internamente.”  

Leia também:

Equipe Eleve-se

Sobre Equipe Eleve-se

Somos a equipe de redatores do Eleve-se e estamos sempre em busca de novidades e assuntos interessantes para você. Quer sugerir um tema? Mande uma mensagem para o e-mail contato@eleve-se.com.br