Muitas pessoas vêm dizendo que 2023 será regido não por um planeta, mas por um luminar, a Lua, satélite do nosso planeta Terra, regente de Câncer e associada à casa 04.

Eu vou te explicar de onde veio esse conceito para que você entenda essa questão da regência.

Alguns astrólogos consideram essa prática do planeta regente do ano, mas outros não consideram. O meu objetivo aqui não é dizer se está certo ou errado é só explicar de onde vem esse conceito e como os planetas são determinados para essa regência. 

Bom, essa ideia do ano ser regido por um planeta vem de uma prática dos caldeus e que foi popularizada aqui no Brasil pelo Almanaque do Pensamento, que é uma publicação astrológica que é feita desde 1912. 

Esse sistema dos caldeus se baseia numa estrela de 7 pontas e entende que através desse desenho é possível encontrar um astro em cada uma dessas pontas, que determinaria então o astro regente de cada ano.

Na verdade, através desse cálculo dos caldeus existem dois regentes, um maior, que corresponde a um ciclo de 36 anos, e um menor que corresponde ao ciclo anual.

Então, se considerarmos esse esquema, nós estamos na regência de Saturno no ciclo maior e teremos a Lua, em 2023, na regência menor. 

O ano de 2016 encerrou um ciclo de 36 anos que teve início em 1981 e Saturno iniciou a sua regência maior em 2017, então, o ano menor também começou em Saturno, segundo a análise dos Caldeus. E seguindo o sentido horário da Estrela de 7 pontas, nós tivemos 2017 Saturno, 2018 Júpiter, 2019 Marte, 2020 o Sol, 2021 Vênus, 2022 Mercúrio e 2023 A Lua. 

E o ciclo continua assim até completar 36 anos em 2052. Em 2053, inicia-se uma nova regência do ciclo maior, que será do planeta Vênus e então também se iniciará um novo ciclo menor também a partir de Vênus. 

E quando começa essa regência?

Não é na virada do ano, na verdade o Ano Astrológico tem início com a entrada do Sol no signo de Áries, que este ano será no dia 20 de março às 18h24, que é também quando acontece o início do Outono no hemisfério Sul e da primavera no hemisfério Norte. 

E se nós pensarmos na Lua como regente desse ano, a Lua traz instabilidade e mudanças rápidas, mexendo muito com o nosso emocional. Principalmente quem tem muita água no mapa, pode sentir isso com mais intensidade. 

Porém, mais importante que a regência anual, são os trânsitos que os planetas fazem pelos signos neste ano, principalmente em relação ao nosso mapa astrológico pessoal. Então vale a pena você buscar mais autoconhecimento e também procurar saber mais sobre como esses ciclos, para que você não seja pego de surpresa e para que você saiba exatamente o que o seu ano pessoal te reserva. 
Para fazer o seu mapa com previsões anuais clique aqui.

@canalelevese

Planeta regente de 2023, você sabe o que isso significa? #anodalua #regente2023 www.eleve-se.com.br/contato

♬ som original – Fernanda Correia
Fernanda Correia

Sobre Fernanda Correia

Jornalista, astróloga e editora do Eleve-se. Capricorniana com Ascendente em Touro, ama tudo que faz conexão com a terra e está sempre disposta a aprender. É uma eterna pesquisadora de temas como astrologia cármica e espiritualidade.