Salsinha, sálvia, alecrim e tomilho … quatro ervas que, além de dar um sabor todo especial aos pratos, também são repletas de poderes mágicos. Veja como utilizar cada uma delas:

Vamos começar pela salsinha. Estamos acostumados a usar esta erva para dar um toque de cor e sabor aos pratos. Mas a salsa, além das propriedades antiinflamatória e desintoxicante, ela também traz prosperidade. Fazer um banho com a salsinha ajuda a abrir os caminhos e a trazer boa sorte!
A salsinha é sagrada para a Deusa Afrodite, por isso, ela também é associada ao amor, podendo ser usada em rituais que tenham este objetivo. E, embora seja conhecida como uma erva do amor, a salsinha costuma ser usada em rituais de morte, pois está conectada também à deusa Perséfone, que rege o submundo e tudo que é oculto. Por isso, podemos dizer que a salsinha é uma planta que suporta mudanças e transições.
Sálvia, um santo remédio

A sálvia é uma erva empregada desde os tempos mais antigos. Foi muito usada pelas medicinas egípcia, romana e grega. Hoje, o seu uso mais comum é para banhos, defumação e para temperar pratos. As propriedades antibacterianas da sálvia eram consideradas tão profundas na Idade Média, que eles usavam a erva para temperar carne rançosa, que podia ser consumida sem fazer mal, porque eles acreditavam que a sálvia era capaz de purificar o alimento.
A sálvia é também usada para curar tristezas. Esta erva é capaz de dar forças a uma pessoa emocionalmente abalada, para que ela se torne forte. Ela pode ainda curar e preservar a memória. Suas propriedades podem trazer sabedoria e respostas para seus problemas ou perguntas. Para afastar pesadelos, coloque uma folhinha de sálvia debaixo do travesseiro. Já para quem deseja conquistar algo, escreva o seu desejo na parte de trás de uma folha de sálvia e durma com ela embaixo do travesseiro até que seu desejo seja atendido.
Tomilho, a erva para defumar

A palavra tomilho deriva do significado grego de “defumar”. Por isso, sabemos que esta erva pode ter sido muito usada em rituais sagrados. Os gregos pensavam muito bem em tomilho. Ainda naqueles tempos, muitos guerreiros foram massageados com óleo de tomilho como forma de preservar a sua coragem.
As mulheres usavam tomilho nos cabelos para se tornarem mais atraentes. Alguns registros indicam que o tomilho era usado em 3000 a.C. pelos sumérios como anti-séptico. O tomilho é uma erva considerada feminina e é associada ao elemento água e ao planeta Vênus. O tomilho também está associado a Freya, Afrodite e Ares. Desta forma, defume ou passe o chá de tomilho com um pano pela casa para espantar a melancolia, a desesperança e outras vibrações negativas, especialmente após uma tragédia familiar ou durante uma longa doença. Se quiser, adicione manjericão à mistura para ajudar a atrair a alegria de volta enquanto estiver fazendo isso.
Alecrim, incenso natural
Existem muitas histórias acerca do alecrim. Esta erva, também de uso milenar, foi usada pelos antigos padres romanos como incenso, durante cerimônias religiosas. Muitas culturas consideravam uma erva que poderia ser usada como proteção contra espíritos do mal. Esta planta também está associada à Afrodite, a deusa do amor. Além dos tradicionais banhos, faça uma defumação com o alecrim para eliminar as energias negativas de uma casa ou use-a como incenso enquanto medita. Você também pode pendurar um ramo de alecrim na entrada de casa como símbolo de proteção contra qualquer mal.
