Um Livro-oráculo, que pode ser aberto ao acaso, e que responde às perguntas que lhe são feitas. Uma “biblio-mancia” (magia realizada por meio de livros). Uma obra ecumênica, que se harmoniza com as grandes tradições universais. Estas podem ser as definições do livro “A Mensagem Reencontrada ou o Relógio da Noite e do Dia de Deus”, escrito pelo alquimista e pintor francês Louis Cattiaux (1904-1953), editado agora numa nova edição brasileira, revisada e atualizada, com cuidadoso projeto gráfico e editorial e uma pintura do próprio Cattiaux na capa.
O livro foi publicado na íntegra, pela primeira vez, em Paris, em 1956. De lá para cá foi acolhido em toda a Europa e traduzido em italiano, espanhol, catalão, inglês, alemão e português (tanto em Portugal quanto no Brasil). Esta obra resgatou para a atualidade o conhecimento hermético milenar, que se achava esquecido. A nova publicação brasileira marca também a estreia do novo selo Edições Barca do Sol, da Attar Editorial, criado para a publicação de textos desta linhagem.
O livro traz um prefácio assinado pelo filósofo e poeta Lanza del Vasto (1901-1981), amigo de Ghandi e ativista da não violência, e apresentação de Emmanuel d’Hooghvorst (1914-1999) e Charles d’Hooghvorst (1924-2004), irmãos belgas, ambos escritores, que foram os primeiros companheiros de Cattiaux no estudo e difusão dos ensinamentos do livro. A tradução é de Alfredo Oliveira.
Encontros
Para o lançamento da nova edição, um dos mais importantes especialistas e estudiosos da obra e seus ensinamentos, o escritor e professor catalão Pere Sánchez Ferré, virá ao Brasil para um tour de palestras sobre o Livro e seus saberes, abertas ao público, seguidas por sessões de autógrafos. A participação nas palestras é gratuita.
Em São Paulo, o primeiro encontro ocorre no dia 12 de abril, quarta-feira, a partir das 19h na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho. No dia seguinte, 13 de abril, quinta feira, também às 19h, o professor fala, na Livraria NoveSete, especializada em literatura infantojuvenil, sobre O Segredo das Fábulas e O Conto de Cinderela, isto é, sobre o sentido hermético oculto neste secular conto de fadas.
Na semana seguinte, Ferré segue para o Rio de Janeiro, para uma nova palestra de apresentação e lançamento na capital fluminense, no dia 18 de abril, terça-feira, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon. Na sequência, o professor espanhol desembarca em Belo Horizonte no dia 19 de abril, quarta-feira, às 19h na Livraria Quixote no bairro da Savassi, onde faz mais uma palestra de lançamento sobre “A Mensagem Reencontrada”.
Encerrando o giro brasileiro, Pere Sánchez Ferré volta a São Paulo, em 20 de Abril, quinta feira, e fala às 19h na Biblioteca Alceu de Amoroso Lima, em Pinheiros, especializada em Poesia, sobre Poesia e Sabedoria, isto é, sobre o sentido hermético oculto nas obras dos grandes poetas de todos os tempos.
Sabedoria Universal
“A Mensagem Reencontrada” é um livro sapiencial, ecumênico e, ao mesmo tempo oracular, que pode ser aberto ao acaso para se obter as respostas que se buscam. Nele está presente e atualizada a Sabedoria universal de onde vieram todas as escolas iniciáticas e todas as religiões. Por esta razão, é uma obra profundamente ecumênica e compatível com todas as religiões e crenças, já que surge da raiz espiritual comum a todos os povos.
“Este livro nos ensina a ler outros livros. Estes ensinamentos foram reveladores para mim, porque mudaram a visão e a concepção que eu tinha de mim mesmo, da humanidade, do que estamos fazendo aqui e do destino que nos espera”, afirma Pere Sánchez Ferré, que teve contato com a obra pela primeira vez na década de 1980. “Eu vivia um período de muitas inquietudes espirituais, e não havia muitas obras traduzidas para o espanhol. Foi quando tive contato com essa obra diferente, singular, nova, publicada pela primeira vez em espanhol em 1978”, completa.
“A Mensagem Reencontrada” foi publicada de forma completa pela primeira vez em 1956 sob os auspícios dos irmãos Emmanuel e Charles d’Hooghvorst, pela editora Denoël, de Paris, e pode ser considerado como o livro que fez o público ter contato com a hermenêutica tradicional. “Trata-se de uma doutrina que está na raiz e no fundamento do qual nascem todas as religiões, como uma atualização da sabedoria universal, que é atemporal”, comenta Ferré.
Embora tenha nascido em Barcelona, Pere Sánchez Ferré viveu no Brasil até os 10 anos. Ele relembra o momento em que decidiu publicar a obra no Brasil pela primeira vez, em 2005: “Uma amiga brasileira que me visitava em Barcelona pegou uma versão em espanhol e achou incrível que o livro não estivesse publicado em português. A partir daí ocorreu um processo fácil e harmonioso até que ele foi traduzido e lançado no Brasil”.
Agora com esta nova edição pela Edições Barca do Sol/Attar Editorial, Ferré espera que “a obra venha a ser mais conhecida no país, pois traz uma visão muito concordante com o espírito do Brasil, que é ecumênico e tolerante. É um livro para buscadores de Deus que queiram ir além das formas e dos símbolos, com um valor de ouro para nosso tempo de superficialidades, de banalidades, de dispersão e materialismo sem controle”.
O Livro dos Tempos Novos
Louis Cattiaux disse que “A Mensagem Reencontrada” era “o livro do fim dos tempos, mas, sobretudo, o livro dos tempos novos”. Em sua lenta caminhada, a obra foi chamando a atenção, primeiramente a poucos buscadores, até que, progressivamente, foi sendo conhecida e valorizada nos diferentes meios espirituais e entre os mais sérios estudiosos do hermetismo e das linhagens iniciáticas, sobretudo a partir dos anos 90 do Século XX.
O livro também começou a ser conhecido em alguns países da Hispano América, primeiramente na Argentina, até que em 2005 foi publicado em português pela editora Madras, de São Paulo. Numa carta a seu amigo Gaston Chaissac, Louis Cattiaux, que faleceu em 1953, predisse que o livro “seria conhecido muito depois de sua saída deste mundo”. Ele sempre insistiu que o importante era a obra e não sua pessoa, que era apenas um instrumento dócil à vontade e ao verbo de Deus que nele ditava.
Para Ferré, trata-se de “um livro dirigido aos homens e às mulheres de espírito livre que buscam o sentido profundo das coisas e deles mesmos. E nos exorta a iniciar o caminho da nossa própria regeneração”.
Em seus mais de 5.000 aforismos ou pensamentos, a obra fala somente da sabedoria única de todos os tempos, porém com uma linguagem atual. Neste sentido, o professor afirma que ele “não pertence a nenhuma religião, mas abarca todas”.
É importante salientar que o leitor não precisa necessariamente ler o livro do começo ao fim. A melhor forma de se aproximar dele e consultá-lo é abrindo-o ao acaso e ler os versículos que se apresentam. Assim os leitores poderão obter uma resposta às suas perguntas, conselhos ou instruções, e percorrerão um caminho que leva ao sentido profundo do livro e do Espírito que o inspirou.
“Desta maneira, ‘A Mensagem Reencontrada’ torna-se um livro vivo que nos aconselha e instrui, se nos aproximamos dele com simplicidade e sem malícia. Por isso, é necessário ‘frequentar o livro’, relê-lo sem pressa e meditá-lo longamente”, conclui Ferré.
Assista o episódio da Economia Divina com Pere Sánches Ferré
SERVIÇO
Título: A Mensagem Reencontrada – ou o Relógio da Noite e do Dia de Deus
Publicação: Edições Barca do Sol / Attar Editorial
ISBN: 978-65-997098-0-7
Capa e Projeto Gráfico: Thereza Almeida
Diagramação: Tania Maria dos Santos
Tradução: Alfredo Oliveira
Ilustração da Capa: La forêt philosophique – Louis Cattiaux
Preço de capa: R$ 80,00 (somente nos lançamentos)
Eventos de Lançamento – com palestras de Pere Sánchez Ferré
Dia: 12 de abril, quarta, às 19h
Local: Livraria da Vila
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 Pinheiros, São Paulo – SP
Dia: 13 de abril, quinta, às 19h
Local: Livraria NoveSete
Endereço: Rua França Pinto, nº 97, São Paulo – SP
Palestra “O Segredo das Fábulas e O Conto de Cinderela”
Dia: 18 de abril, terça-feira, às 19h
Local: Livraria Travessa – Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Store 205 A – Leblon, Rio de Janeiro – RJ
Dia: 19 de abril, quarta-feira, às 19h
Local: Livraria Quixote
Endereço: R. Fernandes Tourinho, 274 – Savassi, Belo Horizonte – MG
Dia: 20 de abril, quinta, às 19h
Local: Biblioteca Alceu de Amoroso Lima
Endereço: Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros, São Paulo – SP
Palestra “Poesia e Sabedoria”