Você já reparou que o símbolo do Bluetooth parece uma runa, o alfabeto dos povos nórdicos? Sim, e eu vou te explicar de onde surgiu essa ideia.
O Bluetooth é uma tecnologia lançada em 1996 e, desde então, tornou-se parte do nosso dia a dia. Isso foi criado para que os dispositivos pudessem trocar dados sem fio entre si, o que acabaria abrindo caminho para muitos dos dispositivos modernos que usamos atualmente.
Bluetooth era o apelido de um rei dinamarquês chamado Harald Gormsson, o Haroldo I, que viveu em meados do século 10 na Dinamarca. Ele é considerado “aquele que unificou os dinamarqueses em um reino” – assim como essa tecnologia se propõe a fazer, só que, no nosso caso, unificar tecnologias.
E você deve estar se perguntando, por que o rei Harald tinha o apelido de “Bluetooth”? Alguns dizem que é porque ele adorava comer mirtilos e ficava com a boca azul; há quem diga que é porque ele tinha um dente morto ou “azul”.
E de onde vem o símbolo Bluetooth
Esse símbolo, tão comum nos dispositivos que possuem essa tecnologia na verdade tem as suas raízes na era Viking.
Bluetooth é uma combinação de duas runas do futhark mais jovem, que era o alfabeto rúnico usado pelos Vikings.
Eles usaram as iniciais de Harald Bluetooth, para criar o que é chamado de bindrune, fundindo suas duas iniciais. Essa união consiste na letra H (ᚼ) e na letra B (ᛒ) ᚼ formando o famoso desenho.
As ruas também são usadas até hoje como um oráculo, capaz de nos conectar com os deuses dessa cultura. Além disso, elas são uma ferramenta poderosa de autoconhecimento. Saiba mais aqui neste link.