Acontece no próximo dia 03 de setembro, a partir das 11h,  no Vão Livre do Masp, localizado na avenida Paulista, o ato “Xirê na Paulista”, que se trata de projeto com o intuito de disseminar e expandir o conhecimento sobre as diversas culturas de matriz africana, tendo como tema principal o culto aos Orixás praticado pelas milhares de casas de candomblé espalhadas pelo país. “Queremos mostrar um pouco do nosso sagrado, buscando desmistificar ideias e conceitos pejorativos e preconceituosos sobre nossa cultura. Para isso, escolhemos o Orixá Exu, o mais conhecido por todos, mais cultuado por nós e o que mais recebe definições errôneas”, explica Èkejì Geovana e Egbon Paizinho, idealizadores do projeto Xirê na Paulista.

“Vamos aproveitar o Estado Laico em que vivemos, para trazer aprendizado sobre uma cultura forte e potente no nosso país”, afirma Geovana. “Vamos encantar a todos com as belezas de nossas vestimentas tradicionais e mostrar para os que já sofreram intolerância religiosa que somos muitos e lutamos pelo fim do preconceito”, complementa. 

Dentro os atos do evento está prevista uma homenagem à Bernadete Pacífico, mulher negra, mãe e liderança quilombola,  que estava há 7 anos lutando por justiça contra o assassinato de seu filho, e foi brutalmente assasinada no último dia 17 de agosto de 2023, no estado da Bahia.

Equipe Eleve-se

Sobre Equipe Eleve-se

Somos a equipe de redatores do Eleve-se e estamos sempre em busca de novidades e assuntos interessantes para você. Quer sugerir um tema? Mande uma mensagem para o e-mail contato@eleve-se.com.br

Postagens Relacionadas