Quem lê cartas precisa, de vez em quando, limpar o seu oráculo das energias que ficam impregnadas nelas. Algumas pessoas até dizem que é preciso queimar as cartas de um baralho que já está antigo, mas eu não acredito que isso seja necessário.
Eu tenho vários oráculos, mas tenho um tarô de estimação que está na minha mão há uns 30 anos (e jamais colocaria fogo nele 😢).
Se você é como eu, tem esse apego emocional ao seu tarozinho, eu vou te dar algumas dicas de como limpar as suas cartas, para que fiquem prontinhas para as suas próximas leituras!
Como limpar o tarô
Existem duas situações onde a limpeza é necessária: quando o deck é novo e quando está bastante usado.
Aí você pode me perguntar, “mas como eu sei quando é preciso limpar as cartas?”. Quando você perceber que a leitura está meio desconexa, ou quando você se sente preso a um significado e não consegue encontrar outra saída nas suas leituras.
Nestes casos, você pode proceder da seguinte maneira:
Vá para um lugar onde você poderá ficar sem ser incomodado. Se quiser, acenda um incenso e coloque uma música relaxante.
Então pegue os seus decks (se tiver mais de um, pode fazer isso com todos ao mesmo tempo), coloque-os empilhados na sua frente e vá embaralhando (um de cada vez), até que você sinta que ficaram bem embaralhados.
Depois, você segura o deck e dá algumas batidinhas sobre ele (com a mão dominante, ou seja, se você escreve com a mão direita, vai bater com essa mão). Enquanto faz isso, você imagina que a energia densa está se desprendendo das cartas.
Defumação
Outra dica bem legal é defumar as suas cartas. Você pode fazer isso tanto com o incenso como com o defumador mesmo, usando ervas de limpeza. Neste caso, vá passando as cartas lentamente sobre a fumaça e, se quiser, cante uma música, entoe um mantra, ou simplesmente use o poder da mente para ajudar neste processo.
Tem gente que gosta de passar as cartas sobre a chama da vela. Você pode fazer isso também, mas tome cuidado para não se queimar e nem queimar as suas cartas. Você pode usar uma vela preta, que é a vela indicada para a limpeza, a violeta, para a transmutação ou mesmo a branca, que substitui qualquer cor – caso você não sinta segurança em usar uma vela preta ou violeta.
Cama de sal
Tem gente que também gosta de colocar as cartas numa “cama de sal”, porque o sal é um agente de limpeza e neutralização de energia bastante eficaz. Neste caso, você pode pegar uma bacia comum e forrar o fundo com sal grosso. Para este método, embrulhe suas cartas com segurança em um saco plástico ou, melhor ainda, coloque-os em um recipiente hermético e deixe nesta cama de sal durante a noite. A proteção é para que o sal não danifique as suas cartas.
Dica de ouro: deixe o seu deck ser banhado pela luz da lua, principalmente na Lua Minguante, que é a lua ideal para renovar energias. Você pode colocar as cartas para serem limpas pelo menos uma vez por mês.
Se preferir, confira as dicas de limpeza neste vídeo:
 
	 
		
		 
	 
							 
		
		 
							 
							 
							 
							 
							 
							 
							 
							 
							 
							 
							