O cominho é uma especiaria que divide opiniões: há os que amam e os que não suportam! Mas, gostos pessoais à parte, não podemos negar as propriedades medicinais e mágicas desse tempero.
Para a saúde, o cominho é um ótimo digestivo além de também ser rico em antioxidantes. Isso sem contar que o tempero é uma excelente fonte de ferro: para se ter uma ideia, uma colher de chá de cominho em pó tem 1,4 mg de ferro, ou seja, 17% da ingestão diária recomendada para adultos.
O cominho é usado como alimento desde o Egito Antigo e, desde essa época, além de realçar o sabor dos pratos, era também muito utilizado de forma ritualística, pelos seus efeitos mágicos.
Os poderes do cominho
O cominho é uma erva masculina e está associada ao planeta Marte e ao elemento Fogo. Os antigos acreditavam que ele poderia nos proteger contra qualquer mal. E se você quer fazer uso dessa força, além de usá-lo na comida, você também pode defumar um ambiente usando o cominho em pó ou em sementes. Enquanto defuma, faça uma oração e coloque o seu poder mental, imaginando que toda a negatividade é dissolvida pela fumaça mágica do cominho.
Outra forma de usá-lo para limpar a sua casa ou o seu comércio é misturá-lo com um pouco de sal e varrer essa mistura (em proporções iguais), de dentro para fora do cômodo, pedindo que todo o mal seja levado para fora do seu ambiente.
Na Alemanha medieval era costume usar um saquinho com sementes de cominho amarrado ao pescoço para afastar os maus espíritos. Essa superstição ainda pode ser vista em algumas aldeias, nas quais as noivas levam consigo o cominho, no dia do casamento, para afastar qualquer mal que possa atrapalhar o seu enlace.
Condimento pode ser usado para o amor
O cominho também foi usado há séculos em rituais de amor! Era costume, na antiguidade, colocar cominho moído dentro de um saquinho e dar de presente ao parceiro ou parceira como forma de promover a lealdade.
Para os egípcios, o cominho era uma erva afrodisíaca, que era usada em banhos ou chás juntamente com anis, erva-doce e coentro. Essa mistura, inclusive, foi encontrada como oferenda nas tumbas de alguns faraós.
A combinação de cominho, pimenta preta e mel é outra mistura considerada afrodisíaca pelos povos antigos. Use essa mistura para temperar carnes ou em molhos especiais.
Outra forma de usar o cominho como ingrediente para fortalecer o amor é espalhar algumas sementes debaixo da cama do casal. Isso fará com que o seu amor permaneça fiel à você e não pense em nenhuma outra pessoa.
Existe ainda uma receita de um elixir do amor feito com cominho: pegue uma garrafa de vinho branco doce e acrescente algumas sementes de cominho. Deixe repousar por alguns dias, em local escuro, para que pegue bem o gosto. Você pode beber esse elixir do amor com o seu parceiro ou parceira para fortalecer e aquecer a relação.
Diga aqui nos comentários: você conhecia esses poderes do cominho? Você gosta desse tempero?