Para quem vive na correria das grandes cidades é muito difícil tirar um tempo para um contato maior com si mesmo, proporcionado por uma relaxante massagem. Mas para os praticantes da ayurveda, a realidade é outra.

Eles não precisam gastar uma fortuna em um spa luxuoso para ter direito a uma massagem. Existe uma técnica, chamada abhyanga que utiliza óleo quente para promover a saúde e o bem-estar – e você pode fazê-la em casa!

Em sânscrito, a palavra sneha significa óleo e também é utilizada para descrever amor ou carinho – que é exatamente o que essa massagem proporciona.

E o amor próprio é apenas o começo dos benefícios de saúde da abhyanga: embora a ciência ainda não tenha estudado completamente essa prática, os praticantes garantem que ela pode acalmar a frequência cardíaca e diminuir o estresse.

Massagem abhyanga

O nome é complicado, mas ela é bem simples: basta esfregar todo o corpo (da cabeça aos pés) com um óleo quentinho, feito em infusão de ervas, escolhido especificamente para ajudar a equilibrar os chamados doshas, que são as energias do seu corpo. De acordo com a cultura indiana existem três doshas: vata, pitta e kapha e cada um tem suas próprias qualidades e características.

E para se dar uma massagem dessa é bem simples. Confira o passo a passo que preparamos para você:

Escolha um óleo, preferencialmente que seja adaptado ao seu dosha dominante. Aqui neste link você pode fazer um teste e descobrir. Quem é vata, pode usar o óleo de gergelim e óleo de coco ou girassol para pessoas com pitta dominante. Quem é kapha se dá bem com óleos leves, como damasco, jojoba ou amêndoa. Também é possível encontrar óleos próprios para massagem feitos com base na medicina ayurvédica. 

Coloque o óleo em uma garrafa de vidro e aqueça em banho-maria por alguns minutos – até ficar em temperatura agradável ao toque. Enquanto o óleo estiver aquecendo, esfolie a pele com uma bucha vegetal ou escova de cerdas firme.

Coloque uma toalha no chão para evitar escorregar. Despeje um pouco de óleo na palma da mão e depois aplique em cada parte do corpo, em movimentos longos. Use movimentos circulares nos joelhos, cotovelos e outras articulações.

Durante a massagem, expresse gratidão pelo seu corpo e por tudo que ele faz por você.

Aplique uma pequena quantidade de óleo na cabeça e no rosto. Use movimentos circulares no couro cabeludo e beliscar suavemente os ouvidos.

Deixe o óleo absorver por cerca de cinco minutos. Depois tome um banho, mas não remova o óleo com sabão imediatamente. Apenas continue esfregando-o em sua pele enquanto a água morna abre os seus poros.

Se quiser, você pode ainda adicionar algumas gotinhas do seu óleo essencial preferido, ouvir músicas relaxantes durante a massagem, acender algumas velas e meditar antes de se enxaguar. São dicas que te ajudam a relaxar e te fazem encontrar um significado mais profundo nesta prática.

Equipe Eleve-se

Sobre Equipe Eleve-se

Somos a equipe de redatores do Eleve-se e estamos sempre em busca de novidades e assuntos interessantes para você. Quer sugerir um tema? Mande uma mensagem para o e-mail contato@eleve-se.com.br

Postagens Relacionadas