A mandala astrológica é dividida em doze partes, que são chamadas de Casas Astrológicas. Cada uma dessas casas representa as áreas, nas quais são experimentadas as energias de cada planeta. Na astrologia cármica a Casa 12 – que na mandala original é a casa de Peixes – é de extrema importância para a compreensão de alguns comportamentos trazidos de outras existências.
Tudo aquilo que está oculto, que é misterioso e secreto, pertence à Casa 12. Por isso ela também é conhecida como a Casa do Carma, do inconsciente e das vidas passadas. Os planetas que estiverem nesta casa indicam o tipo de carma envolvido, as questões que precisam ser revistas, os impulsos e reações inconscientes que necessitam ser controlados.
Quando o mapa natal de uma pessoa traz o Sol está nesta casa, pode ser que ela tenha algumas questões cármicas a serem resolvidas com o seu pai; se for a Lua, tudo indica que seja com a mãe. Mercúrio na Casa 12, revela a maneira como a pessoa se comunica ou aprende e por aí vai…
Como eu sei em qual signo está a minha Casa 12?
A Casa 12 antecede o Ascendente. Portanto, se você tem o Ascendente em Áries, a Casa anterior está no signo de Peixes. Se o seu Ascendente for Leão, por exemplo, a sua 12ª Casa está em Câncer, o que indica que a sua alma trouxe de uma vida anterior características desse signo que você pode reconhecer nesta.
E se você não conhece o seu Ascendente ou o signo da 12ª Casa, você pode traçar o seu mapa online gratuitamente neste site.
Como acontece com qualquer análise astrológica, outros elementos também devem ser observados para uma interpretação mais detalhada sobre quais situações devem ser compreendidas nesta vida.
Aqui o meu objetivo será apenas passar algumas características básicas de signos na Casa 12. Caso você deseje uma análise mais aprofundada do seu mapa astrológico na visão cármica, entre em contato comigo neste link.
E agora vamos aos resultados:
Casa 12 em Áries – ASC Touro
Sua vida anterior foi marcada pela impulsividade e agressividade. Você pode ter sido um lutador, soldado ou general, ou alguém que morreu cedo lutando para defender algo. Como esta é uma casa de cura, o seu Áries pode querer motivar os outros a curar os seus traumas e a decodificar suas mentes inconscientes. Hoje, com o Ascendente em Touro, você deve aprender a controlar esses impulsos e trabalhar com mais paciência em seus planos – mesmo que às vezes você seja impaciente com você mesmo.
Casa 12 em Touro – ASC Gêmeos
Numa vida passada a sua natureza terrena dominou e o gosto pelas coisas boas da vida provavelmente o conduziram. Você pode ter sido um artista, um músico, ou alguém que vivia rodeado por coisas belas. Os problemas cármicos que você pode enfrentar nesta vida, giram em torno de finanças, estabilidade e auto-estima.
Isso será resolvido quando você tomar consciência de sua capacidade de fazer dinheiro e trabalhar de acordo com o que propôs antes de vir para cá. Por isso, nesta encarnação você deverá estar mais focado em viver experiências que estimulem a sua mente. Isso se dá através de profissões que exijam de você a capacidade intelectual e a comunicação, atuando como escritor, professor ou comunicador. É claro que isso é observado com mais detalhes, quando se analisa o mapa astral por completo.
Como Touro é de natureza fixa, rígida, nesta vida você deve se esforçar para ter mais agilidade e adaptabilidade.
Casa 12 em Gêmeos – ASC Câncer
Na última vida, você era uma pessoa mais intelectual e objetiva, contudo, expressar os seus sentimentos não era tarefa fácil. Pode ser que você tenha exercido atividades que exploraram muito o intelecto e outra possibilidade é ter sido alguém que tinha mais de uma profissão ou que mudava facilmente de uma atividade para outra.
A sua encarnação atual pede que você fique mais atento ao seu emocional, às questões relacionadas à sua família (pode ser que você seja muito atento a essa questão nesta vida). Você assumiu o compromisso antes de encarnar aqui de que iria equilibrar suas emoções com o intelecto, já que as emoções foram ignoradas na existência anterior.
Casa 12 em Câncer – ASC Leão
Você provavelmente foi uma pessoa bastante emotiva, que carregava alguns medos e inseguranças a respeito da vida. Você dava muita importância à família, ao amor, e talvez tenha sido alguém que cuidava de outras pessoas, talvez como parteira, freira, governanta ou simplesmente alguém que abriu mão de sua vida para cuidar do próximo ou da família. Câncer na Casa 12 mostra que, geralmente, existe um segredo de família que vem antes de você nascer e que pode afetar a sua vida agora.
Nesta encarnação, você se sente mais confiante e deseja compartilhar a vida com alguém. Embora, algumas vezes, possa ser egocêntrico, você é generoso e jovial. Sua missão nesta encarnação muito provavelmente será desenvolver as qualidades dignas de Leão como a generosidade, a autoestima e a segurança.
Casa 12 em Leão – ASC Virgem
Na vida como Leonino você provavelmente foi o centro das atenções e pensava que era normal que todos estivessem à sua disposição para atender às suas necessidades. Algo como um rei ou rainha, uma pessoa importante, um nobre ou alguém que ocupava um cargo de prestígio e que tinha o respeito (ou mesmo o temor) dos demais.
Nesta encarnação atual você veio para viver o outro lado, ou seja, você terá de assumir mais responsabilidade pelos outros e colocar a sua vida a serviço do próximo. Pode ser que você sinta essa vontade de servir, de retribuir tudo o que você recebeu.
Outra possibilidade desse posicionamento é a dificuldade em receber elogios ou em aceitar os talentos. Para se mudar isso, você deve começar a aceitar ser elogiado e não ter medo de se expressar.
Mas, muitas vezes, pode ser que você tenha a sensação de que você faz muito pelos outros, mas os outros não fazem por você. Esse sentimento deve ser combatido, tendo em vista que você assumiu esse compromisso e deve vivenciar esta experiência com gratidão.
Casa 12 em Virgem – ASC Libra
Este aspecto mostra que na outra vida pode ser que você tenha trabalhado incansavelmente para servir o outro e tenha ignorado as suas próprias necessidades. Também pode ser que você tenha sido muito crítico e julgador, tanto consigo quanto com os outros. Nesta vida, é importante encontrar um equilíbrio entre as suas necessidades individuais e o que deseja oferecer aos outros, fazendo uso (ou desenvolvendo) um bom senso de justiça.
Casa 12 em Libra – ASC Escorpião
Muito provavelmente, você viveu empenhado em encontrar um equilíbrio entre os extremos e sempre em busca de justiça. Pode ser que você tenha sido um diplomata, advogado, juiz ou até mesmo um artista.
Apesar desse fator positivo do equilíbrio, a sua vida amorosa pode não ter sido tão equilibrada assim. Esse aspecto pode indicar um trauma envolvendo uma relação afetiva intensa (e até traumática) em sua vida passada. Isso pode contribuir para um atual medo de se relacionar, o que te leva a pensar que você não precisa de ninguém, que se basta sozinho.
Na verdade, a grande lição que esse aspecto traz é trabalhar o autoconhecimento para encontrar relacionamentos saudáveis, sem superficialidades ou conflitos.
Casa 12 em Escorpião – ASC Sagitário
Escorpião mostra um talento natural para tudo o que é profundo e a para a pesquisa, por isso, você pode ter sido um cientista, detetive, pesquisador, escritor de livros de mistério, alguém interessado por ocultismo ou psicólogo. Esse aspecto indica ainda que você possa ter sofrido traumas ou passado por situações difíceis, como a tortura ou mesmo que tenha experimentado uma morte dolorosa.
Por isso, pode ser que nesta vida você busque uma profissão que procure ajudar ou compreender o próximo. A localização de Plutão no mapa ajuda a ter uma ideia sobre qual assunto você pode se especializar. O seu Ascendente Sagitário dá a você um desejo de desfrutar da liberdade e viver aventuras que ampliem os seus horizontes.
Casa 12 em Sagitário – ASC Capricórnio
Em uma experiência anterior, você pode ter sido alguém que buscou o conhecimento de uma forma profunda. Há também a possibilidade de ter sido uma figura religiosa que explorava novas culturas. Você pode ter morrido durante suas viagens ou se perdido em busca da verdade. Com Sagitário aqui, você pode suprimir a sua espiritualidade e o seu conhecimento devido ao medo de encontrar um significado mais profundo para a vida.
Agora, com Capricórnio no Ascendente, você está pronto para assumir responsabilidades e buscar objetivos mais elevados. E você não medirá esforços para trabalhar com disciplina e foco para alcançar os seus objetivos.
Casa 12 em Capricórnio – ASC Aquário
Com Aquário no Ascendente, você teve uma vida anterior associada a Capricórnio. Pode ser que você tenha tido uma forte experiência de poder ou autoridade, levando uma vida mais conservadora. Você pode ter sido um político, policial ou até mesmo um diretor/gerente. Agora, nesta vida, pode ser que você deseje viver com mais liberdade. Pode ser que nesta experiência uma vida mais solta de convenções seja mais interessante para você (do que uma agenda cheia de compromissos). Pode haver alguns problemas de autoestima, envolvendo sua habilidade de ter sucesso na vida por medo de encarar a sua própria autoridade.
Casa 12 em Aquário – ASC Peixes
Na vida anterior, pode ser que você tenha vivido como alguém que deseja ser completamente livre, sem que outros pudessem restringir essa liberdade com regras ou leis. Pode ser que você tenha sido um grande idealista, que perdeu a vida lutando por esses ideais. Aquário na 12ª casa pode te trazer um certo medo de se unir a grupos ou associações, mesmo que você tenha um desejo inconsciente de servir à humanidade. Isso pode contribuir para que você se comporte de maneira indiferente e separado dos outros, trazendo um sentimento de solidão (e até pena de si mesmo). É preciso vencer isso! O caminho espiritual pode ser importante para você, tanto para o autoconhecimento como para vencer esse medo e vibrar positivamente isso que você traz dentro de si.
Casa 12 em Peixes – ASC Áries
Você pode ter sido uma pessoa espiritualizada que colocou sua vida totalmente a serviço dos outros. Agora é a vez de olhar para si, com coragem e iniciativa. Você precisa confiar na sua intuição e também deve aprender a dar sem esperar retorno.
Existe uma tendência nesse posicionamento, de a pessoa sentir pena de si mesma, por isso, desenvolver a espiritualidade e a ajuda ao próximo pode contribuir com a cura desse sentimento.