A Pixar lançou recentemente o seu novo título de animação, Elementos. O filme traz personagens com referências aos quatro elementos da natureza: fogo, água, terra e ar. Em uma analogia às características físicas e emocionais de cada um, o roteiro gira em torno de um casal que aparentemente não tem nada em comum.
Gota (Wade), um rapaz de água, e Faísca (Amber), uma garota de fogo. Essa descrição parece uma conversa de astrologia, se não se tratassem de personagens que dão vida aos seus respectivos elementos. Ele muito emotivo, sensível, criativo. Ela ansiosa, fácil de irritar e muito impulsiva.
“Podemos facilmente enxergar nesses estereótipos características típicas dos signos de cada elemento. Como fogo temos Áries, Leão e Sagitário, com personalidades fortes e intensas. Já como água, Câncer, Escorpião e Peixes, signos conhecidos por sua sensibilidade e intuição”, explica Sara Koimbra.
Na animação também é possível notar personagens de terra em cargos administrativos, mais burocráticos. “Esse elemento, na astrologia, é conhecido por ser prático e direto. É o caso de Touro, Virgem e Capricórnio”, diz a especialista. Já os personagens de ar do longa metragem são mais abertos a novidades, coisas diferentes, mas sempre muito misteriosos, como a chefe de Gota, Névoa (Gale).
“Para a combinação do filme dar certo, fogo e água precisam superar alguns desafios. Enquanto um é bastante sincero, por exemplo, o outro se ressente com facilidade, então precisam passar por alguns ajustes até entenderem os limites para que a convivência seja pacífica, além de ajustar as expectativas para não decepcionar o par”, aconselha a astróloga.