O signo Ascendente é aquele que ocupa a primeira casa do nosso Mapa (Casa 1). É o que aparecia no horizonte no momento do nosso nascimento. Já o signo Descendente ocupa a Casa oposta ao Ascendente e mostra como interagimos com o outro.

O Ascendente (ASC) é a nossa máscara, a identidade que revelamos para o mundo, escondendo a nossa verdadeira personalidade – que é formada pelo signo solar. Por outro lado, o Descendente (DC) é o ponto em que a pessoa se volta para fora, para fazer contato com os outros.
O signo que se encontra nesta casa, revela se a pessoa tem facilidade para se relacionar com o mundo externo e até que ponto consegue enxergar a opinião dos outros.
Exemplos de ascendentes
O Ascendente também revela algumas características da nossa aparência física. Por exemplo, um Ascendente em Virgem, é esbelto, não necessariamente altos, e podem ser fortes e robustos. Um Ascendente em Leão pode revelar uma aura radiante, uma luz que atrai os outros para si. Libra gosta de se vestir bem. E assim vai… Já o Descendente indica as projeções feitas no outro. São partes da personalidade reveladas por meio dos parceiros ou amigos.
Descendente revela como será o parceiro
Um dos fatos mais curiosos em conhecer melhor sobre o signo Descendente é que ele nos dá pistas sobre como será o nosso parceiro amoroso. O signo ocupado pela cúspide da Casa 7 (lembrando que cúspide é o ponto que indica onde começa determinado signo) mostra qual é a capacidade de envolvimento de um indivíduo com outra pessoa. Um Descendente em Libra (Ascendente em Áries), por exemplo, busca no outro a perfeição e faz de tudo para conseguir um relacionamento perfeito.
Já um Descendente em Áries (Ascendente em Libra), vê dificuldades em manter uma relação mais próxima. Um Descendente em Capricórnio (Ascendente em Câncer) assume a relação com bastante seriedade. Mas, os planetas que se encontram nesta posição também têm muito a dizer.
Netuno perto do Descendente, por exemplo, sugere uma idealização nem sempre real. Neste caso, pode indicar que a pessoa tem tendências a viver ilusões, desilusões e decepções. Já Plutão indica manipulação e dominação.