Desde muitos séculos o homem sempre buscou na observação da natureza respostas para as suas questões. E foi assim que surgiram os oráculos.

Existem centenas de conhecimentos divinatórios que quase se perderam no tempo, por não serem mais tão praticados pelas novas gerações.

E um desses métodos que vamos falar hoje é a ailuromancia. A palavra vem do grego “ailuro” e é um método de adivinhação que se baseia na observação do comportamento de gatos.

Previsão do tempo através da ailuromancia

Desde os tempos mais antigos os felinos são associados a bruxas, ao ocultismo e muitas superstições, por isso, não é de se surpreender que os adivinhos de outros tempos usassem os bichanos para prever o futuro.

Um dos métodos mais antigos e comuns de ailuromancia é aquele que observa o comportamento de um gato para prever o clima. Portanto:

  • Acredita-se que um gato se limpando, significa que vai chover.
  • Se um gato espirrar vai chover.
  • Se o gato virar o rabo para o fogo ou qualquer fonte de calor, ele prevê uma possível mudança no clima, principalmente a chegada de chuva forte ou geada forte.
  • Se um gato senta-se de costas para o fogo, é um sinal claro de geada.
  • Se um gato se enrola com a testa tocando o chão, indica que tempestades acontecerão em um futuro próximo.

Seu gato também pode ajudar na adivinhação:

Deixe a porta aberta e pense em uma pergunta que pode ser respondida como sim ou não. Chame seu gato para dentro de casa e observe qual pata ele coloca primeiro no chão. Se for a pata dianteira direita, a resposta é sim; se o gato pisar com a esquerda, a resposta é não.

Significados das cores da pelagem dos gatos 

Gato preto: Através da história, vemos os gatos pretos serem associados ao azar. Nós sabemos que isso não é verdade! Como eles eram companheiros das mulheres que trabalhavam com as ervas para a cura, acabaram levando a má fama junto com as bruxas.

Eles também eram vistos com bons olhos pelos escoceses. Há uma lenda no antigo folclore escocês em que diz que os gatos pretos traziam boa sorte e segurança aos viajantes, especialmente aos marinheiros.

Os gatos pretos, na verdade, estão associados à saúde e à proteção. Se você tem um gato preto ou deseja adotar um, significa que você pode estar procurando um protetor espiritual para a sua casa e para a sua saúde. 

Gato bicolor (preto e branco): gatos bicolores têm uma aura espiritual que estimula a alegria e a felicidade infantil. Espere diversão e diversão quando um desses gatos chegar à sua casa.

Gato branco: se você leva uma vida agitada e sua casa precisa de um pouco de paz, adote um gato branco. O branco é a cor da pureza, tranquilidade e paz. Gatos brancos são capazes de atrair esse tipo de energia.

Gato cinza: esses gatos simbolizam a paciência e a perseverança. Quando um gato cinza entra na sua vida, ele está enviando uma mensagem de paciência à sua consciência. Outro simbolismo do gato cinza é a estabilidade emocional. Essa cor é a mistura perfeita do preto e do branco e isso significa que esse gato é capaz de nos proporcionar estabilidade emocional.

Gato marrom ou bege: está muitas vezes ligado à vida doméstica e à energia feminina. Se um gato com pelagem predominantemente marrom ou bege entrar na sua vida, significa que boas notícias estão a caminho. E é provável que essa notícia se relacione com a sua casa. Talvez você esteja esperando por um reparo ou reforma, e isso indica que tudo correrá bem. Se você mora com outras pessoas, pode estar relacionado à energia espiritual da sua casa. O gato marrom é um sinal de harmonia e felicidade doméstica.

Gato laranja: Os gatos laranjas estão associados à liderança e ótimo relacionamento interpessoal. Observe pessoas que têm gatos laranja: são sempre bem relacionados e a razão é simples: seus gatos estão atraindo a aura de relacionamentos positivos.

Gato malhado, três ou mais cores: esses gatos estão relacionados à sorte no jogo. Se você estiver andando na rua e cruzar com um gato de três cores, passe numa casa lotérica e garanta a sua sorte. No Japão o maneki-neko, um personagem que acena para a sorte, sempre foi retratado como um gato malhado. Esses gatos trazem fortuna financeira e bons relacionamentos.

Agora, se você encontrar um gato malhado macho, você é realmente uma pessoa de muita sorte – espiritual e material! A maioria dos gatos malhados com mais de três cores nascem fêmeas, e quando um animal assim nasce macho, muitas vezes trata-se de uma mutação genética. Por isso, se você encontrar um gato malhado macho, compre dois bilhetes da loteria, pois eles são extremamente raros!

Gato siamês: Esta raça vem do antigo reino de Siam (que agora é chamado de Tailândia), onde acredita-se que descendem de gatos sagrados do templo. Eles são um símbolo lendário de boa sorte e são capazes de afastar os maus espíritos. Quando um gato desses entra na sua vida significa que você está passando por uma “nova porta”, ou seja, ele traz a confirmação de um período de bom agouro e prosperidade. 

Seu gato deita em locais estranhos? Isso também tem um significado

Quando o gato escolhe um lugar inusitado para dormir, significa que ali existe energia estagnada, desequilibrada ou negativa e como são grandes curadores espirituais, eles se deitam nesses lugares para absorver essa energia e transmutá-la.

Outras superstições sobre gatos:

  • Encontrar um pelo branco em um gato preto é boa sorte.
  • Os gatinhos nascidos em maio têm poderes especiais.
  • Coloque um gato no berço vazio de recém-casados ​​e um bebê chegará em breve.
  • Se um gato espirrar três vezes, alguém vai pegar um resfriado.
  • Ver um gato lavando as orelhas é sinal de que um amigo vai mandar mensagem ou ligar.

E você tem um gatinho? Conta pra gente se você já fez essas observações a respeito do seu bichano!

Livros sobre gatos:

Fernanda Correia

Sobre Fernanda Correia

Jornalista, astróloga e editora do Eleve-se. Capricorniana com Ascendente em Touro, ama tudo que faz conexão com a terra e está sempre disposta a aprender. É uma eterna pesquisadora de temas como astrologia cármica e espiritualidade.

Postagens Relacionadas