No dia 2 de fevereiro, o Brasil comemora o Dia de Iemanjá, orixá associado aos rios e mares, à fertilidade da mulher, à maternidade e primordialmente ao processo de gênese do Mundo e a continuidade da vida. Embora a data principal seja o dia 2 de fevereiro, em São Paulo a comemoração é realizada no dia 8 de dezembro pelos umbandistas.
Na Igreja Católica Iemanjá é associada à Nossa Senhora dos Navegantes, por ambas estarem ligadas ao mar.
Iemanjá é considerada a rainha das águas doces e salgadas, seu nome vem da expressão “yèyé Omo ejá”, que na língua Yorubá significa “mãe dos peixes”.
É a padroeira dos pescadores e decide o destino de qualquer pessoa que se aventura a entrar no mar.
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE IEMANJÁ
Iemanjá está ligada ao Trono da Geração, seus filhos são muito maternais. Seus filhos estão sempre prontos para acolher e ajudar a quem precisa.
As filhas de Iemanjá são amorosas e os filhos são protetores: ambos cuidam de seus filhos, sobrinhos, irmãos e pais com muito amor.
Por serem ótimos conselheiros, podem ser excelentes psicólogos. São geralmente discretos na maneira de se vestir.
Se estiverem vibrando seu lado negativo, agem de forma intolerante, briguenta e despeitosa.
Signo correspondente a Iemanjá é Peixes.
ORAÇÃO PARA IEMANJÁ
Salve, Salve Rainha do Mar! Deusa poderosíssima, mãe e advogada de todos os que navegam no mar agitado da vida!
À vossa valiosa proteção confia-nos o vosso séquito de auxiliares, sereias, ninfas, caboclas do mar, para serem nossas guias, protetoras, consolo e alento durante as tempestades da vida terrestre. Refugiamo-nos cheios de confiança e fé em vossa aura e manto vibratório.
Seja nossa guia, seja nosso farol, seja sempre nossa brilhante estrela divina que nos orienta, a fim de que nunca pereçamos nem nos falte rumo da rota segura que nos fará desviar dos escolhos do mar agitado da vida material.
Aceitai a minha devoção humilde como símbolo de meu carinho e esperança, para que eu possa trilhar o caminho vital com a mente limpa e o corpo sem os fluídos negativos que possam dificultar minhas atividades. Assim seja.
Em 2023 a mãe Iemanjá ganhará um filme. Saiba mais aqui.