Na astrologia os “quatro elementos” – fogo, terra, ar e água – referem-se às energias vitais que formam o ser humano. Cada elemento está relacionado a uma função, ou seja, a terra corresponde à matéria; a água às emoções; o ar à mente, ao intelecto; e o fogo ao espírito. 

Quando fazemos o estudo do nosso mapa natal, que é aquele feito a partir da nossa data de nascimento, nós podemos observar o padrão de energia que cada pessoa possui com os quatro elementos. Isso é determinado pelo número de planetas situados nos signos de fogo, terra, água e ar. Esse posicionamento indica como cada pessoa percebe a realidade.

Algumas pessoas têm mais fogo no mapa, enquanto outras podem ter mais terra e isso tem um significado especial, pois isso indica qual o tipo de consciência que opera com mais força em cada ser.

Os signos de ar estão relacionados à mente, ao intelecto e à expressão, especialmente associados à interação pessoal, formas pensamento e ideias abstratas.

Os signos de fogo mostram o princípio de vida caloroso, radiante e ativo que pode se manifestar como entusiasmo, fé, encorajamento e um forte impulso para a auto-expressão.

Os signos de água simbolizam o princípio das emoções e da sensibilidade, que responde aos sentimentos e com empatia pelos outros.

Os signos de terra revelam uma afinidade com o mundo da forma física, da matéria, e possuem uma capacidade prática de ver o mundo.


E para que a gente entenda melhor tudo isso, vamos ver as características dos signos de cada um dos elementos:

Signos de fogo: Áries, Leão e Sagitário

Os signos de fogo possuem uma energia radiante, exaltada, entusiasmada, impulsiva e levam luz por onde passam. Os signos de fogo têm uma grande vitalidade, muita fé em si mesmos e uma energia ilimitada, além de serem diretos e honestos.

Signos de ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Os signos de ar podem ser associados à respiração, aquilo que os iogues chamam de “prana”. O reino do ar é o mundo das ideias arquetípicas e a energia cósmica se manifesta em padrões específicos de pensamento. Por isso, eles são dotados de grande objetividade e racionalidade. Ao contrário do fogo, dificilmente agem por impulso.

Signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio

Os signos da Terra são os que mais dependem de seus sentidos e da razão prática. Gostam de estar com os pés no chão e vêem o mundo material com uma certa paciência e autodisciplina. O elemento terra tende a ser cauteloso, a pensar muito antes de agir e a ser mais convencional. A busca por segurança é, nos signos de terra, um objetivo constante ao longo de sua vida.

Signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Os signos de água estão em contato com os sentimentos, em harmonia com as emoções e o sentir. Os signos de água sabem instintivamente que, para realizar seus desejos mais profundos, devem ser protegidos das influências externas para garantir a sua calma interior.

Quer fazer o seu mapa? Entre em contato e descubra mais sobre si mesmo.

Fernanda Correia

Sobre Fernanda Correia

Jornalista, astróloga e editora do Eleve-se. Capricorniana com Ascendente em Touro, ama tudo que faz conexão com a terra e está sempre disposta a aprender. É uma eterna pesquisadora de temas como astrologia cármica e espiritualidade.

Postagens Relacionadas